Sindicato participa de seminário sobre nanotecnologia

Por Auris Sousa | 07 nov 2012

O Sindicato participou do IX Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro. Os diretores Eliana Ferreira e Edson Cogo participaram do evento, e  Gilberto Almazan, que também é presidente do Diesat, foi coordenador da palestra sobre “Nanotecnologia, Ação Sindical e Formação Profissional”, que aconteceu no dia último dia do seminário.

A atuação sindical que defendem os trabalhadores contra a nanotecnologia foi um dos temas abordados na palestra. O destaque foi para as conquistas dos farmacêuticos que conquistaram uma cláusula específica sobre nanotecnologias na Convenção Coletiva da categoria, garantindo que os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) sejam informados quando da utilização de nanotecnologia no processo industrial.

Além disso, ela assegura aos trabalhadores acesso a informações sobre riscos existentes à sua saúde e as medidas de proteção a serem adotadas em relação às nanotecnologias.

Os químicos também conquistaram avanços. Segundo o técnico do Dieese Thomaz Jensen, os trabalhadores tem acesso à informação e discussão sobre o tema durante as Sipats, desde 2008.

Ramo metalúrgico – O secretário de Saúde do Trabalhador da CNM, Geordeci Souza, explicou que os trabalhadores metalúrgicos ainda têm pouco contato com a nanotecnologia, mas que “esforços no sentido de identificar os impactos não só nas questões de saúde, mas também em relação às relações do trabalho ou substituição de postos de trabalho” devem ser passados para a categoria.