Sindicato participa de oficina de redes sindicais em Minas Gerais

Por Auris Sousa | 23 jun 2014

O diretor do Sindicato Everaldo dos Santos participa de oficina de capacitação sobre redes sindicais na base metalúrgica na quinta, 26, e sexta-feira, 27, em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. O evento é realizado pela CEReS (Coordenação Estratégica de Redes Sindicais), criada pela CNTM em 2013.

Os participantes conhecerão o histórico do trabalho de redes na CNTM, seus objetivos, conceitos e diretrizes. Assim como a organização, funcionamento e gestão, seus desafios e diretrizes para a política de atuação das redes sindicais na base da CNTM.

Saiba quais são os objetivos da CEReS:

• Fortalecer e promover a inserção internacional da CNTM nas discussões de defesa dos direitos dos trabalhadores metalúrgicos, bem como acompanhar os impactos das decisões das multinacionais nas relações de trabalho;

• Construir propostas de formação voltada à realidade, a partir da inserção na ação sindical internacional;

• Contribuir para o fortalecimento e a qualificação dos dirigentes sindicais na disputa da hegemonia, construindo uma identidade e unidade do movimento sindical na CNTM;

• Potencializar o debate das políticas e ações frente às mudanças e às novas formas de organização que tenham impacto nas relações de trabalho;

• Definir uma estratégia comum da CNTM, articulada com as Federações e Sindicatos sócios, com o objetivo de preparar seus dirigentes para compreensão da importância de atuação em Redes Sindicais;

• Ampliar a troca de experiências e informações, processos unitários de luta, garantindo aos trabalhadores avanços e conquistas fundamentais através da construção de pautas unitárias, e da realização de processos negociais diferenciados e articulados nacional e internacionalmente;

• Garantir a participação e a negociação com os Sindicatos, através da construção do diálogo social, no sentido de garantir a ampliação da democracia e dos direitos fundamentais no trabalho;

• Estabelecer cooperação com organizações de financiamento e apoio a projetos de Redes Sindicais através de projetos e parcerias de apoio.