Sindicato participa de Conferência Nacional da Saúde

Por Auris Sousa | 01 dez 2015

O diretor Gilberto Almazan representa o Sindicato na 15ª Conferência Nacional da Saúde, que acontece a partir desta terça-feira, 1º, e vai até sexta-feira, 4, em Brasília. A conferência é coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, e este ano terá o SUS como centro dos debates sob o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

A conferência tem como foco estabelecer a saúde como direito humano e constitucional, garantir que todos tenham acesso integral e sejam tratados como iguais no SUS (Sistema Único de Saúde). Outro ponto da conferência é o fortalecimento da participação social no SUS.

Ao todo, oito eixos temáticos vão norter os debates durante a Conferência.  São eles: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.