Sindicato participa de comemoração dos 20 anos do Cisssor

Por Auris Sousa | 13 dez 2012

O Sindicato participou nesta quarta-feira, 12, da programação comemorativa dos 20 anos de existência do Cisssor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região). Para marcar a data a entidade promoveu um ciclo de palestras sobre a saúde do trabalhador, que aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Osasco.

No evento, o vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, abordou o tema: Reabilitação Profissional e Reinserção no Local de Trabalho: Verdade ou Mito? Com base nos dados do INSS e da RAIS ele apresentou que: a Divisão de Reabilitação do INSS declarou que reabilitou 159.188 trabalhadores entre 2002 e 2011. No entanto, apenas 32.704 trabalhadores reabilitados estavam no mercado formal brasileiro em 2011, segundo o Ministério do Trabalho.

Em 2011, ao menos 52.107 segurados foram inseridos no Programa de Reabilitação. Desses, 8,6% tiveram retorno imediato; 23,2% foram considerados inelegíveis; 68,2% foram considerados elegíveis; e o ano de 2011encerrou com 17.434 reabilitados.

Para Clemente, a situação é preocupante, ainda mais porque a maioria das empresas alega falta de capacitação. “Quando trabalhava na empresa o trabalhador não precisava de curso, após a reabilitação ele passou a precisar para atuar na mesma empresa. Isso é contraditório”, avaliou Clemente.

Durante o evento também aconteceu o lançamento do livro “Eternit e o Grande Julgamento do Amianto”. Também foram  debatidos os seguintes temas: Educação ambiental: o trabalhador e a responsabilidade social; Longas jornadas de trabalho: efeitos sociais e na saúde do trabalhador; Vigilância em Saúde do Trabalhador: conceitos, organização, experiências que “deram certo”; Benzeno: uma questão de saúde pública.