Sindicato participa da Marcha das Mulheres Negras nesta quarta

Por Auris Sousa | 17 nov 2015

A diretora Gleides Sodré, vai representar o nosso Sindicato na Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, que acontece nesta quarta-feira, 18. A atividade acontece no mês da Consciência Negral.

MarchaTxtA marcha acontece em defesa da cidadania plena das mulheres negras brasileiras que continuam a sofrer diariamente com racismo, sexismo, pobreza, desigualdade social e econômica. É o que destaca o manifesto da Marcha, assinado pelo Comitê Impulsor Nacional da ação:

“Estamos em Marcha para exigir o fim do racismo em todos os seus modos de incidência”, destaca manifesto da Marcha, a exemplo da saúde, onde a mortalidade materna entre mulheres negras estão relacionadas à dificuldade do acesso aos serviços de saúde. Denunciamos as batalhas solitárias contra a drogadição e a criminalização do nosso povo e contra a eliminação de nossas filhas e filhos pelas forças policiais e pelo tráfico, há muito tempo! Denunciamos o encarceramento desregrado de nossos corpos, vez que representamos mais de 60% das mulheres que ocupam celas de prisões e penitenciárias deste país.”

Violência – Dados divulgados pelo Mapa da Violência revelaram aumento de 54% de assassinatos de mulheres negras, em dez anos – entre 2003 e 2013. O levantamento também mostra que o Brasil é o 5° país – num ranking de 83 – mais violentos para mulheres. No período analisado, em média, 11 mulheres foram assassinadas no Brasil todos os dias. Mais da metade delas, 55%, eram negras.

O relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência Racial 2014 aponta que, no Brasil, a juventude negra, entre 12 e 29 anos, também é a principal vítima da violência, principalmente nas periferias.