Sindicato participa da Conferência Ethos

Por Auris Sousa | 24 set 2024

Desconstruindo o racismo na linguagem. Foi esta a colaboração do Sindicato para a Conferência Ethos 360° São Paulo, um dos principais eventos ASG (Ambiental, Social e Governança – ESG em inglês), realizado na quarta, 18, e quinta-feira, 19, no Pavilhão Bienal do Ibirapuera.

A vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso, representou a nossa entidade no painel “Glossário às avessas: desconstruindo o racismo na linguagem” e ressaltou a importância de se definir o que é racismo e onde começa o assédio.

“O espaço de trabalho também constrói linguagens discriminatórias e elas podem se tornar micro agressões”. Ela relatou o trabalho desenvolvido com empresas para criar processos para mudar esse tipo de relação. “O racismo é uma violação do Direito Humano e as empresas precisam agir”, reforçou.

Rosangela Hilário, professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação/ UNIR, defendeu que “a mudança tem que começar

na escola, com o pertencimento dos alunos negros e na tratativa dos professores. Temos que desconstruir termos estruturais do racismo como pressuposto de acesso à cidadania de fato”.

[Com informações do Instituto Ethos]