Sindicato mobiliza metalúrgicos contra trabalho infantil

Por Auris Sousa | 11 jun 2014

O Sindicato apoia a campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” e nesta quarta-feira, 11, mobilizou os metalúrgicos e metalúrgicas da Keiko, em Taboão da Serra, contra esta forma de exploração, que prejudica a infância de milhares de crianças em todo o mundo. No dia seguinte, 12 de junho, é lembrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

Companheiras e companheiros da Keiko se mobilizam contra o trabalho infantil

Durante assembleia na Keiko, a diretora do Sindicato Gleides Sodré e o diretor Everaldo dos Santos ressaltaram a importância de combater o trabalho infantil. Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) de setembro de 2013, existem 168 milhões de crianças – entre 5 e 17 anos – em situação de trabalho infantil em todo mundo.

Desse total, 58% está na agricultura – cerca de 98 milhões. Um dos setores que preocupam a organização é o do trabalho doméstico, 15 milhões de crianças e que é está entre as piores formas de trabalho infantil, por envolver atividades perigosas, com efeitos nocivos à saúde física, mental e emocional.

De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com dados divulgados em 2013, existem 3,5 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Sobre a Data

O dia 12 de junho foi instituído pela OIT como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela lei nº 11.542/2007.

O catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o símbolo da luta contra o trabalho infantil. O catavento tem um sentido lúdico e de alegria, que deve estar presente na vida das crianças. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil.