Sindicato leva espetáculo de rua à Embu das Artes

Por Auris Sousa | 08 fev 2013

O Sindicato usará de muita arte para mostrar aos moradores de Embu das Artes uma das principais mobilizações de trabalhadores da região e do país: a Greve de Cobrasma, de 1968. Isto porque nos dias 22 e 24 de fevereiro um grupo de teatro de rua se apresentará em dois pontos da cidade com o espetáculo “Cobrasma 68: Máquinas Paradas”. O evento é gratuito e conta com o apoio da prefeitura do Município.

[wppa type=”slide” album=”46″][/wppa]

Encenada pela Companhia Teatro dos Ventos, a primeira apresentação acontecerá na sexta-feira, 22, às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis (próximo a Prefeitura), às 18h. Já no domingo, 24, às 14h, a encenação será no Centro Cultural Mestre Assis, que fica no Largo 21 de Abril, (próximo a tradicional feira de artes da cidade).

O espetáculo tem o objetivo de difundir a história da primeira afronta dos trabalhadores à ditadura militar. Isso aconteceu na greve de 68 – 10 anos antes das manifestações do ABC paulista – quando cerca de 12 mil metalúrgicos entraram em greve.

Lançamento – A estréia da peça aconteceu no segundo semestre de 2012, durante a campanha salarial dos metalúrgicos. No momento, metalúrgicos dos 12 municípios da base do Sindicato prestigiaram a apresentação. Após isso, a peça passou por diversos bairros de Osasco e foi bem recebida por moradores e visitantes.