Sindicato inicia luta internacional para que Delphi fique em Cotia

Por Cristiane Alves | 13 ago 2015

O Sindicato mobiliza todas as esferas do movimento sindical na luta para que a Delphi fique em Cotia. No início da manhã desta quinta-feira, 13, os diretores Alex da Força, João Batista, Carlos Clemente, Marcos Roca e a secretária-geral (licenciada) Mônica Veloso se reuniram com o secretário-geral adjunto da Industriall, Fernando Lopes, com o objetivo de informa-lo sobre a luta dos companheiros da Delphi e estabelecer um processo de luta conjunta para que a empresa fique em Cotia.

A Industriall é uma central internacional a qual a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) é filiada. Além de vice-presidente da CNTM, Mônica Veloso, foi eleita também diretora executiva da Industriall para América Latina e Caribe. Dois dos principais focos do trabalho dela é a organização das mulheres e o trabalho das redes sindicais.

Juntos, Sindicato e Industriall vão buscar dialogar com a direção mundial da Delphi pela mudança na decisão de deixar Cotia. Fernando colocou a entidade à disposição e disse que vai procurar o Sindicato que representa a empresa nos Estados Unidos para iniciar as conversas.

Ao mesmo tempo, no Brasil, o Sindicato mantém as negociações com a empresa. Nesta quinta-feira, 13, acontece outra reunião. O prazo para que as conversas resultem num acordo é 31 de agosto, caso contrário, a greve poderá ser retomada.

Os metalúrgicos da Delphi fizeram greve de quatro dias na última semana, contra a decisão da empresa de se mudar para Piracicaba (SP). Não houve qualquer negociação com o Sindicato.