Sindicato envia carta à ministra solicitando concurso para Fundacentro

Por Redação | 23 ago 2024

Fundacentro [Foto: Auris Sousa]

O Sindicato enviou nesta quinta-feira, 22, uma carta à Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, solicitando abertura de concurso público na Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), instituição essencial para a SST (Segurança e Saúde do Trabalhador) no Brasil.

A carta, assinada pelo presidente do Sindicato, Gilberto Almazan, denuncia o desmantelamento da instituição que, de maneira drástica, tem perdido um quantitativo expressivo de servidores ao longo dos anos — consequência de políticas de desmonte dos serviços públicos, o que expõe milhares de trabalhadores brasileiros a riscos significativos de saúde.

“Os acidentes e doenças atingem de forma crucial as vidas dos trabalhadores e suas famílias vítimas em função das más condições de trabalho e os impactos desses eventos vão muito além dos custos do já sobrecarregado SUS e da Previdência Social”, diz a nota.

Com o prazo para o planejamento orçamentário se aproximando, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região solicita, com urgência, ao Governo Federal que a Fundacentro seja incluída no próximo concurso nacional para suprir a necessidade dessa força de trabalho e para que a instituição possa continuar cumprindo sua missão de promover a saúde e a segurança dos trabalhadores brasileiros.

Leia a carta na íntegra aqui.