Sindicalistas lutam para PL da terceirização não ser votado na Comissão de Justiça

Por Auris Sousa | 03 set 2013

Sindicalistas da Força Sindical e demais centrais estão nesta terça-feira, 3, na Câmara dos Deputados para sensibilizar os parlamentares a não votar o PL 4330, que amplia a terceirização. “Nosso esforço é para não colocar o projeto na pauta da Comissão de Constituição e Justiça”, afirmou Sérgio Luiz Leite, Serginho, representante da Força Sindical na Comissão Quadripartite, que discutiu a proposta durante algumas semanas e que terminou sem acordo.

Serginho disse isso frente ao resultado da reunião Comissão Quadripartite que terminou sem acordo. Com isso o projeto dever ser votado na quarta-feira, 4, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A Comissão reúne representantes dos trabalhadores, governo, empregadores e deputados. O grupo não conseguiu chegar a um acordo. Isto porque os sindicalistas são contra, principalmente, a permissão de contratação de terceirizados na atividade-fim das empresas, pois tal medida tende a precarizar os direitos dos trabalhadores. Além disso, o texto extingue a responsabilidade solidária, aquela em que a tomadora de serviços fica responsável por quitar obrigações trabalhistas não cumpridas pela terceirizada.

“Nossa prioridade é não votar o PL nem na Comissão. Ao mesmo tempo estamos nos preparando para conseguirmos rejeitar o projeto se ele for colocado em votação. Nosso caminho é a Comissão, o plenário, o Senado e a Justiça”, informou Serginho. [Com informações da Força Sindical]