Sociedade civil formaliza Fórum de Desenvolvimento Regional

Por Auris Sousa | 02 dez 2013

Sindicalistas, empresários e outros membros da sociedade civil se reuniram na quinta-feira, 28, para formalizar o Fórum de Desenvolvimento Regional. O encontro aconteceu na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em Osasco, e marcou a criação do regimento interno do Fórum.

O Fórum é constituído por 31 representantes, sendo 14 dos empresários, nove dos trabalhadores, cinco da sociedade civil e três de universidades.  No próximo encontro, que acontecerá em 17 de dezembro, os nomes dos representantes serão divulgados.

Para iniciar os trabalhos, onze grupos temáticos serão criados, entre eles: desenvolvimento econômico; mobilidade urbana regional e infraestrutura; segurança; meio ambiente e sustentabilidade; gênero e raça. Durante a reunião na Unifesp, ficou pré-definido que o bilhete único, plano municipal de resíduos sólidos e mobilidade urbana serão as primeiras bandeiras de luta do Fórum.

Experiência dos sindicatos

O diretor do Sindicato Gilberto Almazan lembrou que os sindicalistas da região já têm um histórico de dialogo social, por meio do Cisssor, que já tem 21 anos. “Reunimo-nos para discutir pontos em comum e conquistamos avanços. O Fórum vem para ampliar o diálogo com outras entidades que pode melhorar a vida de todo mundo”, defende.Perspectivas para o futuro Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região, José Pereira da Silva Neto, o Fórum foi cariado no momento certo. “O Fórum vai trabalhar o diálogo. Temos que aproveitar a união dos prefeitos por meio do consórcio e levar outros problemas da cidade para o consórcio”, enfatiza.O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região, Joaquim de Oliveira, avalia que “o Fórum vai ajudar muito a nossa região, tanto na questão social quanto na econômica”.

Já para o diretor regional do Ciesp, Fábio Fonseca, “esta é a chance que a gente tem como sociedade não estatal de fazer propostas concretas ao Consórcio”. Avaliação que também é dividida pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, André Menezes de Melo.

“Temos que interagir com o Consórcio de prefeitos. A união neste momento é fundamental para resolvermos demandas, que só serão atendidas por meio de um Fórum regional”, ressalta.

Construção de conhecimento – O diretor Acadêmico. Prof. Dr. Murilo Leal Pereira da Unifesp se sente honrado de um encontro tão importante para o Fórum ter sido realizado na Universidade. “O encontro mostra que a faculdade brasileira tem clareza da sua função social: que é produzir conhecimento, mas também, contribuir com a formação de uma massa crítica, de profissionais e desenvolvimento de pesquisas”, enfatiza.