Plenária de Osasco lota a sede do Sindicato

Por Cristiane Alves | 29 maio 2012

Aposentados, pessoas com deficiência e metalúrgicos da ativa lotaram a sede do Sindicato, na plenária de Osasco, no sábado, 26.

A plenária começou com palestras de Eliana Elias, técnica do Dieese, que explicou o conceito de trabalho decente. Já Sandro Pereira, do Ipea, apresentou uma pesquisa que retrata a intensificação do trabalho. Luiz Carlos Lopes, da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, abordou a história da luta pela inclusão os desafios a serem superados para garantir o exercício da cidadania às pessoas com deficiência.

Os metalúrgicos presentes souberam, por exemplo, que um em cada sete pessoas no mundo tem algum tipo de deficiência.

Outro dado das palestras é que cerca de 30% dos trabalhadores pesquisados pelo Ipea dizem que trabalham fora do expediente, utilizando celulares e computadores. No entanto, não se percebem extrapolando ou intensificando sua jornada de trabalho.

Conhecimento que fez diferença para a categoria. “É de extrema importância para nós porque normalmente ficamos em nosso espaço, deslocados dos assuntos. Ajuda a entender e buscar nossos direitos”, afirmou uma metalúrgica da Meritor.

Veja galeria de fotos:

[slideshow auto=”on” thumbs=”on”]

Organização sindical é pauta de plenária de Taboão

Instituto Ethos aborda sustentabilidade em plenária de Taboão

Plenária de Taboão discute condições para trabalho decente

Igualdade e meio ambiente foram destaques na plenária de Cotia

Metalúrgicos participam de plenárias e indicam propostas