Secretários de Osasco destacam a importância da leitura no VTD

Por Auris Sousa | 11 jul 2012

Educação

Visão Trabalhista em Debate trata nesta edição da importância da leitura. Os convidados são os secretários da Cultura, Luciano Lub, e da Educação, Marinalva Oliveira, de Osasco. “A leitura é fundamental, sem ela é impossível que o ser humano adquira diversos conhecimentos”, disse Marinalva.

Para Lub, a leitura é “fundamental para a formação de cidadão e cidadãs e para a construção de um mundo melhor” e para Marinalva ela é a base para o amadurecimento das pessoas. “A leitura estimula o pensamento critico, criativo e a resolução de problemas. O cidadão que lê tem mais facilidade para distinguir entre as questões de direitos, deveres e tem mais condições de participar criticamente da sociedade”, defendeu.

Pensando nestes benefícios, os secretários informaram que a prefeitura de Osasco realiza vários projetos para despertar o gosto pela leitura nos osasquenses e aproximá-los dos livros. Um dos exemplos é a segunda edição da “Feira do Livro”, que neste ano foi realizada entre os dias 14 e 25 de junho, e o 7 de setembro, que teve como tema central a leitura.

Feira do Livro – Durante o programa, Lub e Marinalva destacaram que a feira do livro foi um sucesso e o objetivo da prefeitura é de fazer com que ela seja um evento anual. “Foi bem interessante a participação dos munícipes na feira, avalia Lub, que disse que a Osasco tenta se firmar como a cidade leitora.

Livro X tecnologia – Os secretários ainda defenderam a eternidade do livro. “O livro não vai morrer. Por mais que as novas gerações estão mais adaptadas ao meio virtual, eu acredito na longetividade do livro”, enfatizou Lub.
Já Marinalva ressaltou que a tecnologia veio para contribuir com a leitura. “Não acredito que o livro será deixado de lado. A tecnologia colabora para o aumento de leitores, porque facilita o seu acesso à obra”.

Produção do Sindicato – O programa Visão Trabalhista é produzido pelo Sindicato, apresentado pelo jornalista Eduardo Cordeiro, gravado, veiculado na TV Osasco, no canal 6 da Net, e disponível no site e no canal do youtube da nossa entidade. Tratando de vários outros assuntos, o programa é mais uma ferramenta utilizada pelo Sindicato para informar, esclarecer e formar os trabalhadores e sociedade.

Assista ao programa na integra e saiba mais sobre a importância da leitura