Sindicato na Imprensa

SDTI e Dieese realizam parceria para aprimorar pesquisas do Observatório do Trabalho no município

Por Auris Sousa | 20 jan 2014

A Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão, realizou, na manhã da última quinta-feira, parceria com o Dieese, visando aprimorar ações do Observatório do Trabalho na cidade. Na ocasião, a secretária da SDTI, Mônica Veloso, participou de reunião, na sede da instituição, com a equipe de técnicos e responsáveis do Dieese para debater sobre as atividades que o Observatório do Trabalho realiza no município.

A reunião teve como propósito dar início aos trabalhos, entre as partes, para constituir as ações de pesquisa e iniciar a base de dados que aprofunde as informações sobre o perfil educacional e de qualificação para o trabalho. Além de levantar informações sobre as razões da não aceitação de ofertas de vagas de emprego e as demandas de qualificação por parte desses trabalhadores, sobre as novas tendências mercadológicas e o avanço do setor de serviços no município. O encontro também debateu formas municiar a pasta acerca de ações para os novos arranjos produtivos que cresceram na região.

Durante a reunião, Mônica Veloso falou sobre a necessidade de um estudo aprofundado e um apoio do DIEESE sobre os programas envolvidos com a economia popular e solidária no município para o financiamento e a utilização dos recursos provindos do FUMDIP – Fundo Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Produtiva. Mônica apontou ainda a preocupação do prefeito Jorge Lapas para a redução da informalidade no município e a necessidade de estudos relacionados à implantação do trabalho decente que é um dos eixos do programa de governo.

Na ocasião, também foram apontadas a ampliação das fontes de informação para subsidiar as ações das políticas públicas no Município e na região atendidas pelo consórcio regional que Osasco faz parte. Os representantes do Dieese, por sua vez, apresentaram um novo projeto para desenvolver e implantar uma pesquisa permanente junto aos trabalhadores que procuram os serviços do Portal do Trabalhador de Osasco. Além disso, ficou estabelecido um instrumento que consolida o levantamento de informações junto às empresas que ofertam vagas de emprego no Portal do Trabalhador, visando conhecer melhor o perfil das vagas, o perfil de qualificação esperado para o seu preenchimento e as razões da não contratação de trabalhadores encaminhados pelo órgão para preenchimento das vagas ofertadas.

O Observatório do Trabalho tem o objetivo de buscar e produzir informações e análises que subsidiem as ações dos dirigentes e atores sociais que participam da gestão das políticas públicas, gerando uma reflexão e novas perspectivas do futuro do trabalho, das ocupações, do rendimento e das condições de trabalho em diversos setores, em uma região, na cadeia produtiva, através de metodologia fundamentada no diálogo social e na possibilidade de intervenção conjunta dos atores sociais.

As informações atualizadas e produzidas pelo Observatório do Trabalho poderão ser pesquisadas futuramente através do portal da SDTI web http://geo.dieese.org.br/osasco/.

A reunião também contou com a participação do Secretário adjunto de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, João Marcelo Souza, do Presidente do Dieese, Antonio Souza, do diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, da supervisora dos Observatórios do Trabalho, Angela Schwengber, e da responsável pelo Observatório de Osasco, Patrícia Laczynski. [Fonte: Prefeitura de Osasco/Link: http://www.osasco.sp.gov.br/InternaNot.aspx?id=7525]