São Paulo comemora Dia da Luta Operária (09 de julho) – 2024

Por Bianca Silva | 12 jun 2024

Os 100 anos da revolta paulista de 1924 e os 60 anos do golpe militar de 1964, com seus impactos político e econômico na classe trabalhadora do Brasil, marcarão a comemoração do DIA DA LUTA OPERÁRIA de 2024, no próximo dia 9 DE JULHO.

O Dia da Luta Operária foi criado por lei municipal (nº 16.634/17) de autoria do ex-vereador e hoje deputado estadual Donato, em memória da Greve Geral de 1917.

Anualmente é promovido ato alusivo à data por iniciativa do deputado Donato e das centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CSP-Conlutas, Pública Central do Servidor, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora. Também participam da homenagem o Centro de Memória Sindical, Instituto Astrogildo Pereira, IIEP e Oboré.

Na edição de 2024 do Dia da Luta Operária serão homenageadas seis personalidades com atuação em defesa da classe trabalhadora e pelo fortalecimento do movimento sindical brasileiro: Maria Maeno, Carlos Aparício Clemente, Isabel Peres, Clodesmidt Riani, Valdir Vicente de Barros e Severino Almeida Filho.

DIA DA LUTA OPERÁRIA: Ato político e homenagens

• Dia: 9 DE JULHO de 2024 – Terça-Feira

• LOCAL: Casarão do Sindicato dos Padeiros de São Paulo (Rua Major Diogo, 285, Bela Vista)

• HORA: a partir das 9 horas