Samsung deve desembolsar R$ 250 mil por trabalho precário

Por Auris Sousa | 14 ago 2013

Por más condições de trabalho, a Samsung poderá ter que desembolsar R$ 250 mil por danos morais. Isto porque o MPT (Ministério Público do Trabalho) em Amazonas entrou com uma ação contra a multinacional, após encontrar irregularidades na unidade de Manaus. A informação foi divulgada no portal do MPT na terça-feira, 13.

Segundo o Ministério, o Polo Industrial de Manaus, submete seus trabalhadores a riscos de doenças pela atividade repetitiva. “Chegam a realizar três vezes mais movimentos por minuto do que o limite considerado seguro por estudos ergonômicos”, aponta o portal.

Além disso, denuncia um ritmo intenso de trabalho na linha de montagem. Durante a fiscalização, foi constatado que diversos trabalhadores trabalhavam até 10 horas em pé. Um trabalhador em que a jornada extrapolou 15 horas em um dia. Outro que acumulou 27 dias de trabalho sem folga.

A empresa – O MPT destaca em seu portal que a unidade de Manaus é a maior das 25 fábricas da empresa espalhadas pelo mundo, emprega cerca de 6 mil trabalhadores e é responsável pelo abastecimento de toda a América Latina.

Indenização – Além da indenização por danos morais coletivos, o MPT pede que a Samsung conceda pausas de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados a todos os funcionários que exerçam atividades com sobrecarga osteomuscular do pescoço, do tronco, dos membros superiores e inferiores. A fábrica também deve adequar o mobiliário e os postos de trabalho para que os empregados possam desempenhar suas funções na posição sentada.