FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Sábado é dia “D Faxina” contra o Aedes aegypti

Por Auris Sousa | 11 fev 2016

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, não pode parar, o cuidado precisa ser redobrado e cada um precisa fazer a sua parte. Por isso que neste sábado, 13, é dia “D Faxina”, que deve ser ainda mais intensa e não pode sobrar nenhuma poça d’água, nem mesmo numa tampinha de refrigerante.

“O Brasil inteiro estará organizando mutirões de combate ao Aedes aegypti. A participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito”, destacou o Ministério da  Saúde em suas redes sociais.

Parece exagero, mas não é não. As três doenças oferecem riscos para todos – crianças, adultos, idosos -, no entanto, no período da gravidez, a atenção deve ser redobrada. Isso porque o Zika Vírus tem sido relacionado a casos de microcefalia, quando a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal. O Ministério da Saúde investiga 3.670 casos suspeitos que podem ter relação com o Zika.

Para ficar longe dessas doenças, o ideal é acabar com tudo que o mosquito gosta. Por isso é importante manter caixas, baldes e barris de água bem tampados. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios, nas praças e ruas. Se precisar guardar garrafas, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

Ter jardim em casa é tudo de bom, mas não esqueça de vigiar os pratinhos dos vasos. O ideal é colocar areia até a borda, assim suas plantinhas não passam sede e o mosquito não faz seu ninho. Os vasos de plantas aquáticas também devem ser observados. Eles devem ser lavados com água e sabão toda semana. Além disso, é importante trocar a água desses vasos com frequência.  

As piscinas devem ser sempre limpas e cloradas. Aquelas de plásticos, que parecem inofensivas, também devem ser protegidas. Quando as crianças derem uma trégua, o ideal é tampa-las com um lençol, para que o mosquito não se aproxime.

Atenção também com os pneus velhos, nada de deixá-los ao ar livre. O correto é mantê-los em locais cobertos, protegidos da chuva. Não vale esquecer a laje e as calhas, que também podem acumular água da chuva.

Para deixar o mosquito longe de sua casa, que tal dar uma geral também na sua vila, por meio de mutirões comunitários? Vale também ajudar a vizinha, o amigo e os parentes a dar aquela espiadinha em todos os cantos da casa e do quintal. Veja abaixo algumas dicas do Ministério da Saúde: 

12717561_1167541553264459_5950664519599477839_n

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07