Rossi depõe amanhã à Comissão Municipal da Verdade

Por Auris Sousa | 04 nov 2014

A Subcomissão Entidades Civis da Comissão Municipal da Verdade de Osasco ouve nesta quarta-feira, 5, na Câmara de Osasco, a partir das 15h, o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi. Ele irá abordar a perseguição a organização dos estudantes da UEO (União dos Estudantes de Osasco), a qual presidiu logo após o golpe de 1964.

Haverá transmissão ao vivo pelo http://www.tvcamaraosasco.com.br.

Cobrasma – Na segunda-feira, 10, é a vez de Luiz Eulálio Vidigal, um dos herdeiros da Cobrasma, a empresa onde, em 1968, os trabalhadores deram início à greve que se espalhou para Lonaflex, Barreto Keller, Fósforos Granada, Braseixos, Brown Broveri, desafiando a ditadura. O depoimento acontece na sede do Sindicato, a partir das 9h.

Vidigal irá abordar a greve e o relacionamento com os trabalhadores. Tais questões também foram assunto do depoimento concedido na segunda-feira, 3, por Roberto Luiz Pinto Silva e Esterlino Pereira de Souza, responsáveis pelos departamentos de pessoal da Cobrasma e da Braspres, respectivamente.

Saiba mais – Os depoimentos dão sequência às investigações que farão parte do relatório que será incorporado ao relatório final da CNV (Comissão Nacional da Verdade). Entre as pessoas que já colaboraram com depoimentos estão: o advogado Albertino,  o presidente da UEO (União dos Estudantes de Osasco), Gabriel Figueiredo e a professora Maria Aparecida Baccega.

A subcomissão Entidades Civis é coordenada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, e tem como objetivo a investigação das perseguições praticadas às organizações de trabalhadores, estudantes e da sociedade civil em geral, como parte das responsabilidades da Comissão Municipal da Verdade de Osasco.