Repressão sofrida por operários

Por Auris Sousa | 03 jul 2012

Para resgatar a história do movimento sindical na época da ditadura, o Centro de Memória Sindical realizou na quinta-feira, 28, o debate: “Comissão da Verdade: os operários vítimas da ditadura militar”. O evento faz parte do Ciclo de Debates promovido pela entidade que acontece desde o mês de maio.

O encontro contou com palestrantes de Paulo Vannuchi, ex-secretário especial de Direitos Humanos, além de José Ibrahin, ex-presidente do Sindicato, cassado pela ditadura em 1968, José Gaspar, ex-preso político e hoje tesoureiro do PDT-SP, e Augusto César Buonicore, historiador, entre outros.

No encontro, dirigentes sindicais apontaram casos em que sindicalistas desapareceram ou foram mortos por causa da repressão, e a importância da Comissão da Verdade, que para Ibrahin é tardia. “Argentina, Chile e Uruguai, já prenderam seus generais e ex-presidentes que participaram do golpe nestes países. Esta comissão chega tarde, mas ainda sim num momento importante”, avaliou.

Gaspar disse que com a comissão o Brasil inicia um complexo processo de acerto de contas com o passado. “A Comissão da Verdade buscará esclarecer passagens obscuras da nossa história, que ela seja investigada de forma concreta e que os culpados sejam punidos”, defendeu.  [Com informações da Força Sindical/Foto: Força Sindical]