Renda média domiciliar do brasileiro é de R$ 1.052, diz IBGE

Por Auris Sousa | 26 fev 2015

No ano passado, o rendimento nominal domiciliar per capita médio do brasileiro foi R$ 1.052 mil. É o que informou nesta quinta-feira, 26, o IBGE. O indicador da renda foi calculado a partir da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) contínua.

Esta é a primeira vez que é divulgado o indicador de renda por esta pesquisa — que engloba dados das 27 unidades da federação e não apenas das seis regiões metropolitanas da Pesquisa Mensal de Emprego.

O estudo mostra que os maiores rendimentos nominais domiciliares estão todos localizados nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em São Paulo, que tem o maior parque industrial do país, o valor é R$ 1.432. Em seguida está Goiás, com R$ 1.031. O Distrito Federal tem o maior rendimento nominal domiciliar per capita entre as 27 unidades da federação, com R$ 2.055. A menor renda por pessoa foi registrada em Alagoas, R$ 604.

Os rendimentos domiciliares são o resultado da soma dos rendimentos, do trabalho e de outras fontes, recebidos por morador no mês de referência da entrevista, considerando todos os moradores do domicílio.