Rede ArcelorMittal discute estratégias em MG

Por Auris Sousa | 10 abr 2013

Dirigentes sindicais da Rede de Trabalhadores da ArcelorMittal discutiram entre os dias 19 e 20 de março estratégias para ampliação de direitos para os trabalhadores, como também para intensificar as ações pela saúde e segurança em todas as plantas. O encontro aconteceu em João Monlevade, em Minas Gerais, e contou com a participação do diretor do Sindicato Everaldo dos Santos, que também é coordenador da rede.

No encontro, as discussões foram voltadas ao conjunto de propostas que beneficiam os trabalhadores, estabelecida na última reunião dos coordenadores da rede com representantes das confederações e com o representante dos recursos humanos para a América Latina, Ricardo Garcia. Tais como: criação de regras de condutas para garantir diálogo entre os sindicatos e as unidades do grupo; termo de segurança a ser seguido pelas unidades da ArcelorMittal Brasil e terceirizadas (o não cumprimento das regras significará quebra de contrato).

Além disso, foi feito um balanço sobre a situação das plantas da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil.

O evento também contou com a presença da presidenta da Femetal/MG, Maria Rosangela, que é diretora executiva CNTM.  Para Everaldo, “o encontro foi realizado com a ideia de melhorar o local de trabalho nas plantas, principalmente no que diz respeito à saúde e segurança”.