Recém-nascidos terão CPF na certidão de nascimento e o serviço será gratuito

Por Auris Sousa | 02 dez 2015

A partir de agora, todos os recém-nascidos já terão o número do CPF impresso na Certidão de Nascimento, e o serviço será gratuito. O projeto, que começou na terça-feira, 1º, é da Receita Federal em parceria com a Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo).

O projeto certamente trará comodidade, principalmente as famílias mais carentes, que por vezes necessitam desse documento para que seus filhos tenham acesso também aos benefícios sociais proporcionados pelo poder público. O documento também vai permitir que os bebês tenham acesso facilitados a vários outros benefícios, como a planos de saúde ou para que possam ser titulares de contas bancárias. Além disso, segundo a Receita Federal, a medida deve reduzir problemas com homônimos e fraudes.

De acordo com a Receita Federal, de janeiro a outubro de 2015, foram emitidos quase 100 mil números de CPF para menores de um ano de idade no estado de São Paulo.