Reajuste do seguro-desemprego é mantido com base no INPC

Por Auris Sousa | 27 ago 2013

Por nove votos a sete, a proposta apresentada pela Força Sindical no Codefat (Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador) para reajustar pelo teto o seguro-desemprego foi rejeitada. Com isso, o benefício será atualizado com base no INPC. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 27, entre representantes dos trabalhadores, empresários e governo.

Há mais de 16 anos, o seguro-desemprego era reajustado pela correção da inflação mais aumento real, que chegaria a 9%, a partir de 1º de setembro deste ano. Com a decisão, o reajuste será menor feita com base no INPC e ficará da casa dos 6%.

Os sete votos favoráveis foram seis das centrais sindicais mais o voto da CNS –  Confederação Nacional de Serviços.

Segundo Sergio Luiz Leite, Serginho, representante da Força Sindical no Codefat, “enquanto o governo deu R$ 90 bilhões para os empregadores a título de desonerações, retira R$ 700 milhões dos desempregados”. Para ele, “está aí o motivo que os empresários votaram contra a resolução”. [Com informações da Força Sindical]