FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Quase 3 mil vítimas de trabalho escravos foram resgatadas no país

Por Auris Sousa | 14 maio 2013

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) resgatou 2.849 vítimas de trabalho escravo, em todo país. O total é referente as fiscalizações que ocorreram em 2012. O resultado foi divulgado pela pasta na segunda-feira, 13, data em que o país celebrou 125 anos da abolição da escravidão.

Segundo o MTE, em termos relativos, houve um aumento de 14,37% em relação a 2011 no número de trabalhadores libertados. As ações, um total de 255, ocorrem no meio urbano e rural.

O aumento dos resgates se deu graças as ações fiscais, que foram realizadas em regiões que eram poucas inspecionadas. Além disso, houve um aumento no meio urbano e ocorreu um aprimoramento da triagem das denúncias e do planejamento das ações, apontou a pasta.

De acordo com o MTE, as equipes da Fiscalização Móvel foram responsáveis por 119 operações enquanto as unidades regionais realizaram 136, sendo que não ocorreram operações em Roraima, Ceará, Sergipe e Distrito Federal. [Foto: Divulgação MTE]

VTD – No ano passado, nosso programa Visão Trabalhista em Debate recebeu o editor da Agência de Notícias da Ong Repórter Brasil, que falou sobre o “Combate ao Trabalho Escravo no Brasil”. Na ocasião, Santini apontou que o trabalho escravo é um problema mais comum do que se pensa no Brasil. Além disso, explicou que ele está diretamente relacionado à desigualdade, a vulnerabilidade social e a um problema cultural. Clique aqui e assista à integra do programa.

Ranking de resgatados, por operação – meio urbano e rural

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07