FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Previna-se: “a cor muda a luta não”

Por Auris Sousa | 05 nov 2024

Saímos do Outubro Rosa e entramos no Novembro Azul. Com estas campanhas o país fortalece a cultura da prevenção ao câncer de mama e de próstata, doenças que mais matam no mundo. O Sindicato, então, reforça o que os especialistas dizem com frequência: o diagnóstico precoce é o maior aliado no tratamento. Quanto mais cedo se descobre estas doenças, mais chances há de cura.

Na quinta-feira, 31, o Sindicato reuniu os trabalhadores da sede, subsedes e do Metalclube para uma roda de conversa que destacou a importância da prevenção contra as duas doenças. Para se ter uma ideia, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A melhor forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce, mesmo na ausência de sintomas. Homens a partir de 45 a 50 anos, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque, este ainda é um dos métodos mais eficazes para diagnosticar a doença precocemente. A legislação é sua aliada na busca da cura: a Lei n° 12.732/12, garante que o paciente com câncer de próstata realize seu tratamento pelo SUS (Sistema único de Saúde), em até 60 dias do diagnóstico.

Leia também: 

Categoria tem assembleia decisiva nesta sexta-feira, 8. Participe!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26