Previdência concedeu menos de 50% dos benefícios requeridos na região

Por Auris Sousa | 10 set 2013

Em agosto, dos 7.220 benefícios requeridos a agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Osasco, apenas 2.392 foram concedidos. O total foi distribuído em auxílio doença, aposentadorias e outros benefícios. As informações foram passadas pela pasta durante reunião do Conselho da Previdência, que aconteceu na quinta-feira, 5, no Ciesp de Osasco.

Entre os benefícios concedidos, 1.517 foram para auxílio acidente e doença; 343 por tempo de idade; 257 por tempo de contribuição; e 275 auxílio maternidade. Eles foram distribuídos entre contribuintes de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba. Os diretores do Sindicato Marcos Roca, Hermar Pereira da Silva, Joaquim Antonio e Luiz Santiago da Silva, pediram mais esclarecimentos ao INSS sobre dados, que serão passados no próximo encontro, em 3 de outubro. Os quatro diretores também fazem parte do Conselho a da Previdência Social de Osasco.

Acesso a Informação – Durante a reunião, os presentes conheceram e tiveram informações sobre o e-recurso, mecanismo de acesso a informações ao andamento de processos. Edel Magoga Filho, do INSS, explicou que o sistema contribui para disponibilizar a informação de maneira imediata; diminuir o tempo de resposta ao segurado; otimizar a gestão dos processos; e permite o acompanhamento em tempo real do processo e seu conteúdo.

“O andamento do processo de recurso, os acórdãos das Câmaras e Juntas da previdência e todos os documentos que integram o processo, agora são disponibilizados on-line e em tempo real para a população”, enfatizou.

Para acompanhar o recurso, o contribuinte deve acessar erecursos.previdencia.gov.br, munido do números do protocolo, CPF e benefício.