Presidente do Sindicato participa de 1º Fórum Interconselhos da Política Nacional de Participação Social

Por Auris Sousa | 01 jul 2014

O presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, está participando nesta terça-feira, 1, do 1º Fórum Interconselhos da PNPS (Política Nacional de Participação Social), em Brasília. O evento é realizado pela Secretaria Geral da Presidência da República e acontece hoje e amanhã para dar início ao processo de implementação da medida.

Participantes debatem participação social

Os ministros Gilberto Carvalho, da SG-PR, e Aloizio Mercadante, da Casa Civil, a Presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, e o representante do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, participam do fórum.

Instituídos pelo decreto presidencial de nº 8.243/2014, em maio, a PNPS e o CNPS (Compromisso Nacional de Participação Social) pretendem garantir instâncias permanentes de diálogo e incentivar a participação da sociedade na elaboração, na implantação e no acompanhamento das políticas públicas.

O Fórum Interconselhos é um desses vários mecanismos que a Política considera importante para estabelecer o diálogo entre os representantes dos conselhos, das comissões de políticas públicas, das redes e das organizações da sociedade civil.

Fique por dentro – Mesmo diante de críticas, o governo decidiu que não mudará a forma de criação da PNPS. A decisão foi informada nesta terça, pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que, desde junho, tenta solucionar o impasse criado pela medida entre governo e oposição. As informações foram publicadas no portal da Agência Brasil.

Veja a pauta do Fórum:

01/07/2014

Debate sobre A Política Nacional de Participação Social

Grupos de Trabalho: Debates para produção de recomendações a ser apresentada ao final do Fórum

GT 1) Política Nacional de Participação Social: Implementação, Avaliação e Monitoramento

GT 2) Sistema Nacional de Participação Social: Integração das instâncias e mecanismos participativos

GT 3) Comitê Governamental de Participação Social: Modelo de Governança da Política Nacional de Participação Social

02/07/2014

A implementação da Política e do Sistema Nacional de Participação Social

Grupos de Trabalho: Produção de recomendações sobre os temas trabalhados nos GTs

Apresentação das recomendações dos Grupos de Trabalho: Deliberações e Encaminhamentos

[Com informações de agências de notícias]