FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Câmara aprova urgência para projeto que acaba com o fator previdenciário

Por Auris Sousa | 26 abr 2012

O Plenário aprovou nesta quarta-feira, 25, o regime de urgência para o Projeto de Lei 3299/08, do Senado, que propõe o fim do fator previdenciário. O regime de urgência tem como objetivo acelerar a votação do projeto. A data de votação da proposta, no entanto, ainda não foi definida.

“O fim do fator previdenciário sempre foi uma bandeira de luta dos trabalhadores. Durante anos insistimos em negociar a sua extinção com o governo. Agora demos um passo para acabar com o fator que tanto sofrimento causou àqueles que se aposentaram nos últimos anos e os que vão se aposentar a partir de agora. O fator previdenciário humilha o trabalhador brasileiro que, durante anos trabalhou pela construção de um Brasil melhor”, disse Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente da Força Sindical.

No mês passado, em audiência na Câmara, o governo admitiu que o fator previdenciário, criado em 1999, não conseguiu atingir seu objetivo principal, de adiar a aposentadoria dos trabalhadores do Regime Geral da Previdência Social.

O fim do fator já havia sido aprovado no Congresso em 2010, mas a proposta foi vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também:

Relator vota a favor das cotas raciais na UnB e sessão do Supremo é suspensa

Faturamento bruto da indústria de bens de capital cresce

Reduções da taxa de juros devem ser feitas “com parcimônia”, diz Copom

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #04