Plenária de Cotia reforça que o Sindicato é instrumento de luta

Por Auris Sousa | 20 jul 2023

Plenária regional de Cotia – VIII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco e Região

A plenária regional do VIII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco e Região, realizadas no sábado, 15, na subsede de Cotia reforçou que o Sindicato é um instrumento de luta nas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras. Prova disso, que os companheiros e companheiras contribuíram com propostas importantes que serão levadas para a Plenária Final, que acontece em 26 de agosto na Colônia de Férias, em Caraguatatuba.

Diretor Alex da Força faz abertura da plenária regional de Cotia

Alguns trabalhadores compartilharam suas experiências e dificuldades cotidianas no local de trabalho, ressaltaram a importância de fortalecer o Sindicato e todos os participantes, divididos em grupos, fizeram propostas. Elas foram em torno dos temas relacionados a política de valorização do salário mínimo e o fortalecimento da ação sindical na proteção aos trabalhadores, entre outros. O sentimento que prevaleceu foi de que os trabalhadores são os verdadeiros protagonistas da luta sindical, e o Sindicato é uma importante ferramenta nas mãos da classe trabalhadora para conquistar seus direitos.

Diretora Etelvina (Teca) é eleita a presidente da mesa

“É fundamental que os trabalhadores pautem o Sindicato e construam com ele as ações dos próximos anos”, enfatizou o Rodolfo Viana, técnico do Dieese, que fez balanço da conjuntura econômica, social e política do país. Informações que, junto do caderno de teses, nortearam as discussões dos metalúrgicos e metalúrgicas.

Uma companheira que trabalha na Onix compartilhou a importância de pautas para além das fábricas serem discutidas. “Acho super importante e necessário também envolver os trabalhadores nas pautas municipais”, disse.

Rodolfo (Dieese) faz balanço da conjuntura

Para o diretor Alex da Força, o envolvimento dos trabalhadores e trabalharas são decisivos para os avanços. “Participem da plenária final, esperamos por vocês”, enfatizou.

Diretoria presente na plenária

Divididos em grupo, trabalhadores fazem propostas