Pesquisador americano destaca atuação do Sindicato na luta por saúde e segurança

Por Auris Sousa | 01 set 2022

Com um olhar atento, o pesquisador americano Cody Alexander Williams destacou a atuação do Sindicato na luta por saúde e segurança em roda de conversa que aconteceu na sede na quarta-feira, 24. Suas impressões sobre a pesquisa que tem feito sobre a atuação dos setores metalúrgico, químico e bancário da Grande São Paulo na luta por saúde e segurança.

“Se você for olhar as pastas de arquivo do Sindicato sobre abreugrafia, verá o protagonismo da entidade. Não só pediam a fiscalização, faziam acontecer. Fizeram do sistema algo que trabalhava em prol do trabalhador, e conseguiram mudar a realidade do trabalhador brasileiro”, observou Cody.

Cody é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação de História da Universidade de Nova York, e desenvolve a tese “Sob a pressão da Cidadania na Grande São Paulo: Trabalhadores, saúde e direitos sociais, 1976-2011”. Para isso, os arquivos a atuação do Sindicato sobre o tema são alguns dos objetos de estudo de sua Pesquisa.

O pesquisador, que tem paralisia cerebral e passou por 19 intervenções cirúrgicas na infância. Ele explicou que a vulnerabilidade do seu próprio corpo o motivou a entender melhor a experiência de outras pessoas. Conforme se aprofundou no tema, entendeu que: “se você não posiciona o seu corpo, o mundo vai posicionar ele por você”. E é com este entendimento que traça a luta de trabalhadores vítimas de doenças e acidentes de trabalho.