Peça mostra fragmentos da Ditadura Militar

Por Auris Sousa | 04 jul 2014

Que tal aproveitar o final de semana para conhecer um pouco mais da história do nosso país? Uma ótima dica é a peça “1964 – Pela Verdade, Pela História”. O espetáculo foi apresentado no Teatro Municipal de Osasco em 30 de maio deste ano, e agora o Sindicato disponibiliza trechos da exibição para você!

Protagonizada por atores do Centro Cultural Roberto de Vasconcelos, de São José do Rio Preto, o espetáculo mostra um dos períodos mais “duros” da história brasileira: a ditadura civil-militar. A peça foi criada a partir de depoimentos de familiares e amigos de presos e desaparecidos político e de sobreviventes, colhidos nas audiências realizadas pela Comissão Estadual da Verdade.

De forma didática, a peça encadeia momentos chaves daquele período, como o sequestro do embaixador americano Charles Burke, o AI-5 (Ato Institucional nº5). Além de apontar que o apoio do governo dos Estados Unidos e dos empresários, incluindo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) foi fundamental para a declaração e permanência do golpe.

Assista trechos do espetáculo que o Sindicato separou para você: