Para sindicalista FGTS deve beneficiar mais os trabalhadores

Por Agência Senado | 28 jun 2012

Recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem beneficiado mais projetos sociais do que trabalhador cotista. A afirmação foi feita pelo conselheiro da Força Sindical, Antônio de Sousa Ramalho Júnior, que pediu, nesta quinta-feira, 28, a democratização do Fundo tanto na representação paritária dos trabalhadores no Conselho Curador como na definição de prioridades.

De acordo com Antônio Junior, “existe dentro do conselho curador uma força maior para que o dinheiro tenha prioridade para projetos sociais, colocando o trabalhador em segundo plano”. Em se tratando do financiamento imobiliário, ele afirmou que a Caixa Econômica Federal, como agente financeiro, coloca dificuldades e, muitas vezes, ao não aderir a linha imposta pelo agente, o trabalhador acaba tendo sua avaliação prejudicada.

O sindicalista ainda questionou a falta de interesse dos agentes financeiros em fiscalizar as obras que serão beneficiadas pelo programa Minha casa Minha Vida. Antonio Júnior relatou que muitas delas são executadas por mão de obra informal, colaborando, em sua opinião, para o aumento da informalidade no país.