FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Para evitar Zika, orientação é combater o mosquito transmissor

Por Auris Sousa | 03 fev 2016

Das 3.893 notificações de casos suspeitos de microcefalia causada pelo vírus Zika, o Ministério da Saúde confirmou 230 até agora, segundo boletim epidemiológico divulgado em 20 de janeiro. Contra este surto todo o cuidado é pouco, e a melhor forma de evitar a contagio do Zika é combater o mosquito Aedes aegypti, que também é o transmissor da dengue e chikungunya.

Para fazer isso, é necessário eliminar todos os possíveis focos de reprodução do mosquito, que precisa da água parada para colocar seus ovos, então qualquer lugar que possa acumular o mínimo de água pode virar um foco da doença. Por isso, o governo federal anunciou uma força tarefa para combater o Aedes aegypti envolvendo uma megaoperação do Exército.

Todo cuidado é pouco. Por este motivo que é necessário checar tudo. Até mesmo o lixo pode representar uma ameaça para a sua saúde. Isto porque ele pode acumular água e atrair a atenção do mosquito. Além disso, a disseminação da informação também é importante. Nem todo mundo entende as consequências que uma poça d’água pode provocar. Os veículos, por exemplo, também acumulam água, principalmente os que têm carrocerias.

Na luta pelo combate, a união é a principal ferramenta. Vale também denunciar locais com focos do mosquito à prefeitura.

Gestantes – Para as mulheres grávidas, os cuidados devem ser redobrados. O Ministério da Saúde orienta elas a fazerem um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação.

Também é importante que elas reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes indicados para o período de gestação, uso de calça e camisa de manga comprida e com cores claras. É aconselhável a proteção contra mosquitos, com portas e janelas fechadas ou teladas.

Independente do destino ou motivo, toda grávida deve consultar o seu médico antes de viajar.

A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro do feto não se desenvolve de maneira adequada. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), casos de microcefalia são definidos por recém-nascidos com a circunferência da cabeça igual ou menor a 32 cm.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07