Palestra alerta aposentados contra golpes

Por Auris Sousa | 23 jan 2014

Fazer a revisão do seu benefício é o desejo de muitos aposentados. Mas eles devem tomar cuidados na hora de procurar um advogado. É o que alertou a coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Tonia Galleti, durante a terceira palestra da “Semana dos Aposentados 2014”, que aconteceu na sede do Sindicato na quarta-feira, 22.

[wppa type=”slide” album=”132″][/wppa]

A coordenadora disse isso porque os aposentados são os alvos preferidos dos golpistas. Por meio de promessas de agilização de processos, aumento de valores de benefícios, empréstimos, investimentos “rentáveis” e ajuda nas operações em caixas eletrônicos, enganam aposentados para extorquir dinheiro.

Durante a palestra, Tonia alertou os aposentados e pensionistas para ficarem atentos também com os advogados. “Tem profissionais de má índole e outros que se apresentam como advogados, mas não são”. A orientação é que a categoria procure um profissional de confiança, em caso de dúvidas procure informações no Sindicato. “A informação é nossa liberdade, com ela ninguém passa a perna na gente”, aconselhou.

Precavido, para Jose Cezario Durval, aposentado há quase 20 anos, o alerta serviu como um reforço. “Já sei que tenho que tomar cuidado, por isso que qualquer dúvida recorro ao Sindicato”, adiantou.

Para o aposentado Benedito Marques Gonçalves, as informações foram essenciais para orientar a todos. Foi a primeira vez que Gonçalves participou de um evento do Sindicato. “Sou mais de ficar em casa, mas para fazer o gosto da esposa vim participar”, contou ele, que, agora, pretende participar mais vezes dos eventos.