FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Osasco lança Outubro Rosa

Por Auris Sousa | 01 out 2015

Aconteceu nesta quinta-feira, 1º, a solenidade de abertura do “Outubro Rosa”, campanha que visa chamar atenção para a realidade da doença, bem como a importância do diagnóstico precoce. O evento foi realizado na sala Osasco e contou com a participação das diretoras do nosso Sindicato Gleides Sodré e Mônica Velosa – licenciada-, que também é secretária do Trabalho da cidade.

Sala Osasco ficou lotada durante abertura da campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), ele corresponde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Esta doença também acomete homens, porém é raro, representa 1% do total de casos.

Câncer de Mama tem cura – Durante a solenidade, a coordenadora de Obstetrícia da Maternidade Amador Aguiar, Sandra Dircinha Teixeira Moraes, enfatizou que a doença tem cura. Por isso a importância do diagnóstico precoce, o autoexame, mamografia e exame clínico, como o feito na visita anual ao ginecologista, são essenciais. “Muitas mulheres superam o câncer de mama”, ressaltou.

Sandra orientou as servidoras da saúde a acolherem as pacientes com câncer. “A equipe toda tem que fazer o acolhimento, ser solidário com paciente, ter paciência porque ela está num momento frágil. O papel da saúde é acolher, ajudar a mulher a passar por este período da melhor forma possível”, reforçou.

Programação – Ao longo deste mês, além do famoso laço rosa, e iluminação rosa espalhados pelas ruas da cidade, várias atividades acontecerão em Osasco. Teatro de rua, caminhadas, bate papos, entre outras. Tudo para conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre o câncer de mama. A saúde da mulher trabalhadora também será pauta de debate no dia 26 de outubro, a partir das 10h, no Parque da Yoga.

Na última semana da campanha, as agendas das UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas para livre demanda de coleta de papanicolau e no dia 28 de outubro todas as UBS permanecerão abertas até às 20h.

Clique aqui e tenha acesso a programação. Programe-se para participar!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07