Osasco terá Conselho de Trabalho e Emprego e retorno da Semana do Trabalhador

Por Auris Sousa | 12 fev 2021

Diretores do Sindicato e demais dirigentes sindicais se reuniram na quarta-feira, 10, com o Secretário de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco, Gelson Lima para tratar, entre outros pontos, da criação do Conselho de Trabalho e Emprego de Osasco. O encontro aconteceu no Cefor (Centro de Formação Municipal dos Profissionais da Educação), no centro da cidade, também começou a discutir ações para a Semana do Trabalhador.

Dirigentes sindicais da região se reuniram com Secretário do Trabalho e Emprego de Osasco, Gelso Lima

O conselho, apoiado pela Secretaria do Trabalho, será composto de forma tripartite, com representantes da sociedade civil, empresários e do governo municipal. A posse dos conselheiros está prevista para o dia 24 de fevereiro.

Durante o encontro, foi criada uma comissão para discutir a Semana do Trabalhador, celebrada na primeira semana de maio. Esta Semana era uma tradição na cidade de Osasco, mas, nos últimos quatros anos, deixou de acontecer.

“O Encontro foi bem proveitoso, representa uma abertura de diálogo entre o poder público e os representantes dos trabalhadores. O Secretário se colocou à disposição para discutir pautas específicas de cada categoria”, explicou o diretor Carlos Eduardo (Garrafa).

Diretores do Sindicato presentes em reunião com o Secretário de Trabalho e Emprego de Osasco

Saúde e Segurança

O secretário Gelson Lima falou sobre a retomada da edificação do Monumento em Homenagem às Vítimas do Amianto. Neste momento, a pasta busca parcerias para finalizar este processo, reivindicado há anos pelo movimento sindical.

Na ocasião, também foi falado sobre a parceria entre a Secretaria do Trabalho, a Secretaria de Saúde e o Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador). Para o diretor do Sindicato João Batista, “a parceria entre as secretarias e o Cerest pode ser um caminho para melhorar a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho na região”.

Diretor João Batista faz considerações, durante reunião

Os dirigentes sindicais reivindicaram a implantação, na cidade, do passe livre nos transportes para os desempregados. A pasta se comprometeu a estudar a demanda.

O líder sindical Valdemir (Maguinha) considerou os pontos abordados da reunião importantes e, agora, torce para que ele saia do papel: “Foi bem produtiva. Agora é colocar os trabalhos em prática”.

Secretário se comprometeu com a pauta dos dirigentes sindicais