Osasco se compromete com o Trabalho Decente

Por Cristiane Alves | 16 jul 2015

No dia em que Osasco lembra os 47 anos da Greve que parou a Cobrasma e outras fábricas da região, a cidade renovou seu compromisso com o trabalhador, ao firmar o compromisso com a Agenda do Trabalho Decente. Em cerimônia realizada na sede da Meritor, nesta quinta-feira, 16, o município e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) selaram a parceria que visa o aprofundamento do debate e das ações para que na cidade o Trabalho Decente seja uma realidade em todos os setores econômicos.

Em 1968, a planta da Meritor se chamava Braseixos, empresa que pertencia ao grupo Cobrasma. A greve começou pelas empresas Cobrasma e Lonaflex, no dia 16 de julho de 1968 e se disseminou por outras fábricas. A Braseixos parou em 17 de julho em solidariedade aos companheiros que horas antes, na Cobrasma, haviam sido reprimidos pela Força Pública que reprimiu a greve e prendeu centenas de trabalhadores.

Uma luta e uma história que se encontram com os objetivos do Trabalho Decente, de acordo com a secretária do Trabalho de Osasco, Mônica Veloso. “Escolhemos essa data para homenagear os trabalhadores, a luta de 1968, por que já naquele momento tinha a preocupação com a justiça social, com a democracia, com a igualdade e o conceito de Trabalho Decente é tudo isso”, explicou.

A OIT define Trabalho Decente como aquele que respeita a liberdade sindical, promove o emprego produtivo e de qualidade e exclui todas as formas de trabalho forçado, o infantil e todas as formas de discriminação (gênero, racial, deficiências, entre outras).

Para o coordenador da OIT, Stanley Gacek, ao selar tal parceria, Osasco se coloca na liderança dentre os municípios da região, reforçando uma marca histórica, que é a luta dos trabalhadores. “Osasco pode e vai dar uma contribuição fundamental para o enraizamento do trabalho decente na consciência dos empresários e dos trabalhadores do Estado de São Paulo”, avaliou.

Ele lembrou que, desde a Greve de 1968, a cidade não deixa de proporcionar o país iniciativas que contribuem com as políticas públicas, com destaque para o papel do nosso Sindicato. “Osasco tem sido referência para as políticas inovadoras, como a participação do Sindicato dos Metalúrgicos e o poder público para redução do trabalho infantil com a Associação Eremim, que é uma referência nacional”, reforçou.

E o prefeito Jorge Lapas assinou embaixo. “É um momento muito importante e simbólico, porque somos uma cidade de trabalhadores e seremos referência por ser uma cidade que progride, sem se esquecer do bem estar do trabalhador”, concluiu o Prefeito.

Assista ao documentário sobre a Greve de Osasco no nosso Canal no Youtube