Sindicato na Imprensa

Osasco refaz mapa da Greve de 1968

Por Auris Sousa | 29 mar 2016

Em julho de 1968, trabalhadores e estudantes de Osasco realizaram uma greve que entrou para a história como o primeiro ato contra a ditadura militar no Brasil. O mapa desse movimento será refeito nesta terça-feira, dia 29, como parte do projeto Corrida Por Manoel, criado pelo jornalista Rodolfo Lucena para marcar os 40 anos do assassinato do metalúrgico Manoel Fiel Filho pela ditadura militar, em 17 de janeiro de 1976. São 40 corridas por locais que fazem parte da história da luta contra o regime.

1-Greve-de-1968-e1459457430838

O início da caminhada será às 8 horas, na Av. dos Autonomistas, 896, antigo endereço da Lonaflex, que foi a segunda fábrica a aderir ao movimento iniciado na Cobrasma, em 16 de julho de 1968. Depois, os participantes passam pelos locais onde antes funcionavam Brown Broveri, Barreto Keller, Fósforos Granada, Braseixos e a própria Cobrasma, reconstruindo a mobilização em cada uma das empresas que fizeram da Greve de 1968 o exemplo de resistência à ditadura para todo o país.

A caminhada termina com um ato em frente à sede da Cobrasma. Todo o trajeto terá a presença de militantes que construíram a mobilização e que seguiram na luta contra a ditadura. O ato em Osasco é uma etapa do projeto, iniciado em 17 de fevereiro, em São Paulo e que terminará em 2 de abril. [Fonte: Portal Região Oeste]