FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Osasco promove bate-papo sobre Saúde da Mulher Trabalhadora

Por Auris Sousa | 21 out 2015

Em continuidade à programação da campanha Outubro Rosa, de luta contra o câncer de mama, a prefeitura de Osasco promoveu nesta quarta-feira, 21, o bate-papo “Saúde da Mulher Trabalhadora”. A conversa aconteceu no Parque Manoel Manzano e foi conduzida pela nossa diretora Gleides Sodré.

Sonia Rainho, da coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Social, e Simoni Portella, diretora do Sintrasp (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos de Osasco) também estavam no comando do bate-papo.

Bate papo sobre a saúde da mulher trabalhadora aconteceu no Parque Manoel Manzano, em Osasco

Bate papo sobre a saúde da mulher trabalhadora aconteceu no Parque Manoel Manzano, em Osasco

De forma bastante descontraída, diretoras e coordenadora conscientizaram as mulheres sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Gleides destacou a importância da participação da mulher na sociedade, na política, na saúde, na organização do local de trabalho, para que tenhamos mais avanços.

“A Convenção Coletiva é um grande instrumento. Ela pode garantir diversos direitos as trabalhadoras, até mesmo naqueles que se referem a saúde. Atualmente, um dos principais problemas são os horários não compatíveis da jornada de trabalho e dos ambulatórios médicos, a gente deve fazer uma carta para solicitar ao poder público mudança no atendimento”, ressaltou a diretora Gleides.

Gleides aproveitou para pedir mais empenho das mulheres também nas áreas da política e da saúde. “Temos que nos organizar também para reivindicar o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Queremos que cada mulher da região de Osasco cuide melhor da sua própria saúde e possa está bem para cumprir suas tarefas na vida pessoal e profissional”, destacou.

Para Gleides, deve existir mais ações conjuntas entre o poder público e as entidades que representam trabalhadores. “A informação, principalmente no que se refere a saúde fortalece e beneficia a todos, quem ganha é a população”, enfatizou.

O vereador Alex da Academia também participou do bate-papo, e contribuiu com equipe de professores que ministraram exercícios físicos para os presentes, fato que reforçou a importância da atividade física diária.

Programação – O objetivo da ação é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e da detecção precoce da doença, e também informa-las sobre os cuidados com a saúde. A programação teve iniciou em 5 de outubro com um papo sobre “Saúde da Mulher Adolescente”. Depois disso, os temas abordados foram: Nascituro e Saúde da Mulher Sexualmente Ativa, nos dias 14 e 19, respectivamente.

Na segunda-feira, 26, entrará em debate a Saúde da Mulher no Climatério, na Praça/Igreja do Menck a partir das 10h.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07