Gilberto Almazan

Um governo para todos e todas

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 24 jan 2023

A presença de trabalhadores no Palácio do Planalto foi muito importante. Simboliza o diálogo aberto do governo com a classe trabalhadora. Isso porque, após seis anos, é a primeira vez que as centrais sindicais são convidadas para discutir propostas com o governo federal. E temos várias, entre elas, a valorização do salário mínimo para recuperar o poder de compra.

Trata-se de um novo e importante capítulo da nossa história, que, desde a posse, demonstra que as vozes da classe trabalhadora, da população negra, povos indígenas, dos idosos, de todos, serão ouvidas.

A crueldade sofrida pela Terra Indígena Yanomami, em Roraima, não pode se repetir. A omissão pela desnutrição, pela falta de saneamento e pelo abandono deverá ser punida. Assim como o desrespeito a democracia.

No início do ano, vimos pela TV golpistas invadirem os Poderes, e destruírem o patrimônio dos brasileiros (Congresso, Planalto e STF). Ações terroristas, que foram duramente criticadas em ato na USP, dias depois. E, claro, que o Sindicato esteve presente.

Para este ano, devemos reforçar a nossa união e combater os retrocessos impostos nos últimos anos. Já pedimos uma visita dos Ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Previdência Social, Carlos Lupi, para discutir as melhorias que precisam ser feitas na nossa região. O momento é de diálogo, de construção. Vamos juntos fortalecer a nossa unidade e defender a pauta da classe trabalhadora, porque tudo indica que, agora, temos um governo para todos e todas.