FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Mutirão traz informação sobre PcD da região

Por Auris Sousa | 17 maio 2013

Informações sobre Lei de Cotas, apresentações culturais, exposições, novidades sobre ao tema e o perfil das pessoas com deficiência da região de Osasco foram os principais pontos que os visitantes do Osasco Plaza Shopping tiveram a disposição na quinta-feira, 16, durante o Mutirão da Inclusão, realizado pelo Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

[wppa type=”slide” album=”72″][/wppa]

A ação foi bem recebida pelas centenas de pessoas que passaram pela praça de eventos do shopping. “[O mutirão] é importante para que as pessoas tenham consciência da importância da inclusão e acabar com o preconceito, ao ter conhecimento de que todos são capazes de fazer algo”, avaliou Wladomil Antônio Pereira, interprete de Libras.

Raio X das pessoas com deficiência

Durante o Mutirão, o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, confrontou os dados do Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com os da RAIS 2010 (Relação Anual de Informações Sociais).

Segundo o Censo de 2010, existem na região de Osasco 561.791 pessoas com pelo menos uma deficiência, dessas cerca de 163 mil têm ensino médio ou superior e podem atuar no trabalho formal. No entanto, mesmo com escolarização, apenas 6.101 pessoas com deficiência atuam no emprego formal, conforme informações da RAIS.

Para Clemente, é por meio de informações como estas que “derrubamos mitos e barreiras. As pessoas [com deficiência] estão aí e estão se qualificando cada vez mais”.

Serviços – Esta é a quinta edição do evento, que contou com stands sobre vários temas. Os quais tiveram o objetivo de estimular o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.  Além de divulgar as novidades, entre elas, a aposentadoria especial para pessoas com deficiência, que daqui a seis meses vão poder se aposentar em um prazo menor

Nos standss, os visitantes puderam conhecer os serviços e trabalhos pela inclusão de pessoas com deficiência, como os feitos pela escola Senai, a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, e da Secretária do Trabalho,  Desenvolvimento e Inclusão de Osasco.

Atrações – Autoridades, representantes de entidades e empresas, pessoas com deficiência, militantes pela inclusão e visitantes do Shopping prestigiaram o evento, que contou com apresentação de músicos e coral.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #11