Mulheres podem realizar exame de mamografia gratuito em Carapicuíba

Por Auris Sousa | 10 fev 2014

Câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, previna-se

Com o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem regularmente o exame preventivo e estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama, o HGC (Hospital Geral de Carapicuíba) está participando do “Programa Mulheres de Peito”. Nele, mulheres entre 50 e 69 anos de toda a região poderão agendar exames de mamografia com o SADT (Serviço de Apoio e Diagnóstico e Terapia) do HGC.

O exame é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A novidade é que as mulheres nesta faixa estaria terão acesso ao exame sem precisar passar por consulta médica previamente. Para isso, a interessada deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para solicitar o agendamento. Para agendar é preciso apresentar RG, comprovante de endereço e cartão SUS.

Câncer de Mama

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esta doença continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

Por este motivo que, desde 1997, várias países aderem ao Outubro Rosa, que tem objetivo de incentivar a prevenção através do exame da mama e consultas regulares com ginecologista. [Foto: Divulgação]