Sindicato na Imprensa

Mudança de unidade da multinacional Delphi para o interior revolta trabalhadores

Por Rede Brasil Atual | 05 ago 2015

Os 700 metalúrgicos da empresa sediada em Cotia, na Grande São Paulo, protestam contra anúncio “sem negociação” de que fábrica será desativada e atividades irão para Piracicaba

por Eduardo Maretti, da RBA publicado 05/08/2015 19:07, última modificação 07/08/2015 13:59

DIVULGAÇÃO

delphi.JPGTrabalhadores e Nazareno, presidente do sindicato (ao centro), reivindicam diálogo com a Delphi

São Paulo – Os trabalhadores da Delphi Automotive, empresa do setor metalúrgico localizada em Cotia, na Grande São Paulo, em greve desde segunda-feira (3), têm amanhã (6), às 11h30, audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O movimento foi deflagrado em protesto contra a decisão da empresa de transferir a unidade para Piracicaba, no interior paulista.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, os 700 trabalhadores da empresa – que produz equipamentos de motores, com destaque para bombas de combustível de veículos flex – estão “indignados” com a notícia, anunciada no último dia 29 sem negociação prévia e sem permitir aos trabalhadores um prazo razoável para decidir se mudam de cidade. O sindicato afirma que a empresa ofereceu 30 dias para os metalúrgicos tomarem a decisão.

Um trabalhador que não quis se identificar protesta contra a maneira pela qual a empresa promove a mudança. “Não dão um prazo para a gente se planejar. Todo mundo tem dívida, tem esposa que trabalha, filho que estuda aqui. Não se muda uma vida assim.”

“Não estamos dizendo que a gente não negocia, a gente quer a negociação, e é nessa linha que a gente quer buscar o caminho da permanência da planta em Cotia”, diz o presidente do sindicato, Jorge Nazareno.

Ainda de acordo com o sindicato, se a transferência se consumar, a economia de Cotia perderá cerca de R$ 40 milhões relativos a salários e impostos, sem contar outros impactos econômicos. Além dos 700 empregos diretos, a fábrica da Delphi é responsável por estimadas mil vagas indiretas.

Logo após protesto realizado pelos trabalhadores ontem, na Raposo Tavares, o vice-prefeito de Cotia, Moisés Cabrera (PSD), declarou apoio aos trabalhadores em tom genérico. “Vamos lutar juntos para que a empresa não vá embora da nossa cidade”, afirmou. A reportagem procurou o prefeito de Cotia, Carlos Camargo (PSDB), para saber de que forma a administração municipal interferiria, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Enquanto isso, o site da prefeitura de Piracicaba já anuncia, em tom de comemoração, a decisão de empresa de se mudar para a cidade: “Após intensas negociações comandadas pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Angelo Mascarim, a empresa Delphi Systems decidiu transferir sua produção de Cotia para Piracicaba”.

Segundo o prefeito piracicabano, o desfecho é relevante para a economia da cidade do interior. “Foi um ganho muito importante para nossa cidade, tanto do ponto de vista da produção, quanto no que se refere ao desenvolvimento tecnológico”, afirmou Ferrato em nota do site.

Nota da empresa

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Delphi Automotive informou que o presidente da companhia na América do Sul,  Luiz Corrallo, não está falando sobre o assunto e que a empresa se pronuncia por meio de nota oficial. Segundo a Delphi, “a transferência das linhas de Cotia para Piracicaba será realizada de forma gradual, com conclusão prevista para 2016”.

“Aos funcionários de Cotia será oferecida a possibilidade de transferência”, afirma a nota. Sobre a paralisação, a multinacional diz que “respeita esse direito dos trabalhadores e reconhece as suas preocupações. A gestão continua em diálogo com os representantes dos trabalhadores. Portanto, não faremos mais nenhum comentário público sobre a greve”. [Fonte: Rede Brasil Atual / Link: http://www.redebrasilatual.com.br/trabalho/2015/08/trabalhadores-de-cotia-mantem-greve-por-mudanca-de-unidade-de-multinacional-para-o-interior-4383.html]