Mônica Veloso está licenciada da diretoria do Sindicato

Por Bianca Silva | 02 jun 2022

A partir desta quinta-feira, 2, Mônica Veloso, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, está licenciada da diretoria da entidade. O pedido de desincompatibilização eleitoral foi feito em virtude da pré-candidatura da dirigente sindical a Deputada Federal, nas eleições gerais deste ano.

O pedido de desincompatibilização eleitoral é uma exigência da legislação atual. Segundo ela, dirigentes sindicais devem realizar o afastamento do cargo nos quatro meses anteriores ao pleito para concorrer a mandato eletivo.

Mônica Veloso começou a militar no movimento sindical no final da década de 80. Iniciou sua trajetória nas organizações sindicais internacionais em 1994. Em 2022, foi eleita a Primeira mulher Presidente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

Em nota, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) esclarece que “o afastamento do dirigente sindical é temporário e não implica renúncia, apenas licença durante o período de desincompatibilização, podendo reassumir o posto na entidade sindical tão logo termine o pleito, tendo ou não sido eleito para mandato eletivo público”.