Modephac lança campanha pelo reconhecimento de Osasco como berço da aviação

Por Bianca Silva | 24 jun 2024

Foi em frente ao museu de Osasco/Museu Dimitri Sensaud de Lavaud que representantes dos movimentos sindicais, estudantis e políticos se reuniram, no sábado, 22, para o lançamento da campanha “Osasco berço da aviação nacional” feita pelo Modephac (Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Osasco). A ação marca também os 48 anos do Museu.

A campanha defende o reconhecimento do primeiro voo da América Latina que aconteceu em 7 de janeiro de 1910, feito por Dimitri Sensaud, no Chalé Brícola, hoje conhecido como o museu da cidade.

“Estamos aqui falando e defendendo a história de Osasco, essa história é do Brasil, é de todos nós! ”, enfatizou Rosa Eleutério, do conselho do Modephac.

Durante o ato também foi pedido a reparação e reabertura do museu, que está de portas fechadas há mais de quatro anos.

“Uma população que não preserva seu passado não consegue pensar no seu futuro”, alertou o secretário-geral do Sindicato João Batista.