Ministério entrega resultados de fiscalizações ao Sindicato

Por Cristiane Alves | 15 nov 2016

Na semana em que o Sindicato teve a informação de que mais um metalúrgico da região teve sua vida atravessada por um acidente de trabalho, o Ministério do Trabalho entregou ao Sindicato um conjunto de relatórios de fiscalizações de acidentes ocorridos desde 2010. Os documentos foram entregues na sexta-feira, 11, em reunião com o novo chefe da Fiscalização na nossa região, Sergio Aoki.

Há anos, o Sindicato cobra o retorno das fiscalizações de acidentes ocorridos entre 2010 e 2014. A pressão ficou ainda maior a partir de 2014, depois que fizemos o levantamento sobre Acidentes Graves e Fatais, que mostrou que a cada 15 dias um metalúrgico é vítima na região. Os relatórios entregues podem alterar essa estatística.

Companheiro da Multivisão teve o dedo atingido por uma serra

A análise sobre as informações dos relatórios ainda não está concluída, mas, já identificamos que ainda faltam a análise de 19 acidentes. O Sindicato vai encaminhar listagem ao Ministério.

Enquanto isso, novos casos acontecem na base. Na Multivisão, no último dia 3, um companheiro teve o dedo atingido por uma serra, enquanto trabalhava uma placa de isopor. O Sindicato solicitou fiscalização ao Ministério.

O próprio auditor Sérgio reconhece que a análise do conjunto das fiscalizações vai levar a melhora das ações preventivas. “Acho que acidentes de trabalho são ainda piores que trabalhos escravos porque se o cara perde uma mão é para sempre. Tem que trabalhar com prevenção”, analisou o auditor, que também se dedica ao combate às formas análogas à escravidão.