Ministério da Saúde amplia ações para atrair doares de sangue

Por Auris Sousa | 14 jun 2012

Saúde

Para marcar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta quinta-feira, 14, o Ministério da Saúde apresentou ações para ampliar a doação de sangue em todo o país. Entre elas estão: a busca de doadores nas redes sociais, um aumento de quase 115% dos investimentos na rede de sangue e hemoderivados e campanha nacional para aumentar os estoques de bolsas de sangue nos hemocentros do País.

Com a ação nas redes sociais, o Ministério da Saúde quer tornar real o desejo virtual dos usuários que se cadastram como potenciais doadores de sangue no ‘Banco de Doadores virtual’, que foi criado pela pasta, no Facebook, em novembro de 2011, e hoje já conta com cerca de 7 mil doadores voluntários.

Ampliação – O Ministério da Saúde ampliou o investimento na rede de sangue em hemoderivados de R$ 270 milhões, em 2008, para R$ 580 milhões, em 2012, o equivalente a um aumento de 114,8% dos recursos em cinco anos.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, o Ministério da Saúde quer utilizar todas as ferramentas possíveis para ampliar o número de doadores voluntários de sangue regulares no Brasil. Hoje, 2% da população brasileira tem esse habito. “Queremos chegar a 3%, atingindo os parâmetros da OMS (Organização o Mundial de Saúde)”, enfatizou o ministro.