Metalúrgicos pedem prioridade dos indígenas na vacinação contra covid-19 em Osasco

Por Auris Sousa | 17 fev 2021

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região enviou nessa terça-feira, 16, à Prefeitura de Osasco um ofício que pede a inclusão dos povos indígenas do município no grupo prioritário para o recebimento da vacina contra a Covid-19.

No documento, a entidade argumenta que a “solicitação se dá devido à preocupação em preservar e garantir a saúde dessa população tão importante na história do nosso país, a qual, por viver em contexto urbano na cidade de Osasco, deve ser considerada como grupo de risco”.

O fato é que mesmo morando em área urbana, os índios são mais vulneráveis porque vivem de maneira comunitária, às vezes em moradias com muitas pessoas.

Imagem usada pela prefeitura de Osasco para divulgar em 2019 Encontro dos Povos Indígenas na cidade

Leia a íntegra do ofício enviado à Prefeitura:

Vacinação da População Indígena de Osasco

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Osasco e Região solicita à Prefeitura Municipal de Osasco a inclusão dos povos indígenas do nosso município no grupo prioritário para o recebimento da vacina contra a Covid-19. Tal solicitação se dá devido à preocupação em preservar e garantir a saúde dessa população tão importante na história do nosso país, a qual, por viver em contexto urbano na cidade de Osasco, deve ser considerada como grupo de risco.

Desde a nossa fundação, além da criação de melhores condições nos ambientes de trabalho, este Sindicato luta também por melhoramentos nas questões ambientais, sociais e de saúde. Desta forma, diante da gravidade vivenciada pela pandemia, reforçamos nosso pedido em nome do povo indígena da cidade etnias Pankararé e Xucuru Kariri, buscando sua preservação, respeitando suas pessoalidades, bem como afastando complicações de saúde e possíveis óbitos.

Desde já, agradecemos a atenção e renovamos nossos votos de mais elevada estima e consideração.

Assinam:

Jorge Nazareno,