Metalúrgicos conquistam abono salarial

Por Auris Sousa | 29 out 2013

O acordo com os patrões que representam as empresas do grupo 2 (máquinas e eletroeletrônico) foi assinado na segunda-feira, 28. Além dos 8% de reajuste salarial, com aumento real, inclui abono de 22% e correção nos pisos salariais. O do grupo 19-3 (trefilação de metais e equipamentos ferroviários) também foi assinado na mesma data, com as mesmas condições, exceto em relação ao percentual do abono, que ficou em 20%.

Além disso, os acordos também estabelecem um percentual a ser pago pelos trabalhadores beneficiados pela Convenção Coletiva a ser utilizada pelo Sindicato na manutenção de serviços a favor da categoria. Do grupo 2, serão recolhidos 4% em 20 de janeiro de 2014 e 4% em 20 de fevereiro de 2013. Teto de R$ 275,27 nas duas parcelas. Já do grupo 19-3, serão recolhidos 2% até 20 de dezembro de 2013, limitado ao teto de R$ 133,92.

Já o acordo do Grupo 10, foi assinado na quinta-feira, 30. Além do reajuste, os trabalhadores terão direito ao abono de 20% e correção nos pisos salariais. O percentual destinado ao Sindicato é de 5% até 20 de janeiro de 2014.

Os trabalhadores das empresas ligadas aos referidos grupos podem se opor a isso a partir da data do fechamento do acordo (de 29 de outubro até 7 de novembro de 2013). Já os companheiros do Grupo 10 de 1º a 10 de novembro de 2013. Para isso, devem comparecer pessoalmente à sede do Sindicato (rua Erasmo Braga, 310, em Pres. Altino, Osasco) para entregar uma declaração por escrito.

A negociação da campanha salarial é feita pelo Sindicato em defesa da categoria. Fortaleça a luta, clique aqui conheça os benefícios que os sócios têm acesso.